Como voltar à rotina depois das férias
Publicado em 22 de janeiro de 2024.
Ah as férias! Momento de viagens, de passear e conhecer lugares novos, de dedicar mais tempo para a família e os amigos, de resolver tarefas que a rotina corrida pode ter dificultado ou apenas aproveitar o merecido descanso. Por mais satisfeito que alguém esteja com a sua rotina de trabalho e/ou estudos, as férias são sempre esperadas com empolgação, não é mesmo?
Mas, como tudo na vida é feito de ciclos, as férias também acabam e precisamos retornar aos nossos compromissos habituais. Seja no trabalho, ou nos estudos, esse momento pode ser desafiador para muitas pessoas. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que podem lhe ajudar a tornar esse processo mais tranquilo.
Primeiro de tudo: calma
Muitas pessoas voltam já querendo recuperar o tempo “perdido” todo de uma vez. Essa mudança muitas vezes brusca de ritmo pode acabar incentivando alguns exageros na busca pela produtividade. Então, o ideal é ter calma e planejar essa retomada de maneira mais suave, se possível, é claro. Acelerar demais pode gerar uma exaustão física e/ou mental, que pode atrapalhar seu desempenho e gerar frustrações.
Organização é tudo!
Ter um planejamento bem-feito possibilita que você aja de maneira mais eficiente. Assim, tire alguns momentos para planejar como serão seus primeiros dias deste novo ciclo. Uma dica que pode ajudar muito é anotar todos os seus compromissos de maneira que você consiga visualizá-los. Você pode utilizar uma agenda física ou virtual, um quadro de anotações ou mesmo uma folha de papel, escolha a ferramenta com que você mais se identifica.
Seja realista
Depois de anotar todas as suas atividades e compromissos, estime um tempo para cada uma delas. Nesse momento você deve ser bastante sincero consigo mesmo, estipule tempo suficiente para executar cada tarefa. Também vale a pena atribuir um grau de prioridade para suas tarefas, assim, tarefas desnecessárias ou que consumirão mais tempo e energia do que você está disposto a gastar devem ser cortadas (quando isso for possível).
Não se esqueça de descansar
O descanso é importante todos os dias. Claro que entendemos que alguns dias podem ser mais corridos, e o descanso acaba sendo deixado de lado. No entanto, se você colocar isso no seu planejamento de atividades pode se tornar mais fácil não se deixar levar pela correria do dia. Se você não tem esse hábito, que tal separar 10 minutinhos após o almoço para relaxar? Pode ser um bom momento para sentar e ouvir uma música que você gosta, por exemplo.
Algumas atitudes que podem contribuir para redução do estresse na retomada de sua rotina habitual. Adaptado de Shutterstock.com, 2024.
E quem não gosta de rotina?
Primeiramente vamos definir que por “rotina” queremos definir o conjunto de hábitos e atividades que uma pessoa realiza regularmente em seu dia a dia. Então, por mais que alguém alegue não ter rotina, sim, ela existe. Pode ser pouco regular quanto aos horários por exemplo, mas todos os seres humanos saudáveis e funcionais costumam acordar, alimentar-se e executar seus hábitos de higiene todos os dias.
No entanto, ter uma rotina mais regular e organizada traz diversas vantagens. Nesse sentido, talvez a principal seja a previsibilidade. Você pode até pensar que não gosta tanto assim dela, mas o seu cérebro gosta, sabia? Os hábitos rotineiros exigem menos esforço cognitivo, consequentemente nosso cérebro consome menos energia com essas tarefas mais regulares. Em outras palavras, você poupa energia para outras atividades que podem ser mais importantes ou até mais prazerosas para você. 1
Além disso, a tendência é que no final de um dia sem muitos imprevistos ou contratempos, você esteja menos mentalmente exausto. Isso porque o estresse causado por tarefas inesperadas demanda um aumento do metabolismo neuronal, e consequentemente a maior produção de metabólitos, como os radicais livres. O acúmulo de radicais livres ao longo dia contribui para a sensação exaustão mental e prejudica o humor e o controle emocional. 1,2
Ainda, mesmo que você não goste de ter uma rotina planejada diária, o seu corpo a terá. É o chamado ciclo circadiano, que já comentamos aqui, uma espécie de relógio interno que coordena o funcionamento do nosso corpo, orquestrando as liberações hormonais, por exemplo. 1,3
É claro que o impacto disso na vida é bastante individual. Algumas pessoas conseguem lidar melhor com uma rotina menos regular, enquanto outras podem sentir-se completamente perdidas quando saem da sua rotina organizada. E é por isso também que esta volta de um recesso ou das férias pode ser encarada de maneiras diferentes, com maior ou menor dificuldade.
A suplementação pode ajudar?
Olha, infelizmente, mesmo seguindo todas as dicas que comentamos pode ser que algumas pessoas ainda tenham mais dificuldades até conseguir se readaptar à rotina. Nesse sentido, nada substitui a disciplina. Mas alguns suplementos podem contribuir pontualmente com a volta à rotina. Como os primeiros dias podem ser mais cansativos, ativos que aumentam a produção de energia (ATP) e a disposição, como o WATTS’UP®, podem ser importantes aliados.
Uma outra opção são os suplementos nootrópicos, que de maneira simplificada ajudam o cérebro a funcionar melhor (se quiser ler mais sobre isso, clique aqui). Um bom exemplo é o Neumentix™, que atua na melhora cognitiva, exerce efeito neuroprotetor, melhora a neuroplasticidade e contribui para a melhora do desempenho cognitivo, facilitando o armazenamento de memórias e promovendo aumento do foco e da concentração. 4,5
E você, já conseguiu voltar à sua rotina pronto para aproveitar 2024 da melhor forma possível?
As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.
Será um prazer atendê-los!
Gostou do conteúdo?
|
Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @caldicmagistral.br