Caldic Magistral

0

Blog

Novas abordagens para manejo da disfunção erétil

Publicado em 24 de julho de 2023.

Apesar de envolver muitos tabus ainda nos dias de hoje, mais e mais evidências se acumulam sobre a importância de manter uma boa saúde sexual ao longo da vida adulta. Por isso, é necessário tratar esse tema com maturidade e, quando necessário, buscar ajuda profissional. Felizmente, são diversas opções disponíveis, cada uma ideal para um quadro ou caso. Hoje trouxemos uma das últimas novidades nessa área: o alprostadil. Acompanhe nosso texto pra entender um pouco melhor como ele funciona.

 

Uma condição mais comum do que você pensa

A disfunção erétil pode ser definida como a incapacidade de atingir ou manter uma ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Ela atinge uma parcela significativa da população, afetando 49,3% dos homens entre 18 a 39 anos, e chegando a 68,4% dos maiores de 70 anos. Além disso, algumas doenças como cardiopatias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e câncer podem aumentar ainda mais o risco de disfunções sexuais masculinas. 1

A escolha do tratamento será bastante particular, de acordo com a causa e as especificidades de cada caso. Dentre os tratamentos disponíveis podemos citar a terapia de reposição de testosterona (TRT), o uso de medicamentos inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) orais (como sildenafila e tadalafila), terapias de injeção intracavernosa, dispositivos de constrição a vácuo (VCDs), colocação cirúrgica de uma prótese peniana, dentre outros. 2

Se quiser aprofundar a leitura sobre as causas e tratamentos convencionais da disfunção erétil, clique aqui

 

Alprostadil

Dentre as últimas opções desenvolvidas para auxiliar no manejo da disfunção erétil, o alprostadil se destaca pelo praticidade do uso tópico e pela ação rápida.

O alprostadil é um análogo sintético da prostaglandina E1 (PGE1), que ao ativar os receptores de PGE1 acoplados à proteína G desencadeia a ativação da cascata da enzima adenilil ciclase. Isso aumenta a conversão do ATP (adenosina trifosfato) em AMPc (adenosina monofosfato cíclico), levando à redução dos níveis citoplasmáticos de cálcio e, consequentemente, ao relaxamento do tecido muscular liso – o que possibilita o aumento do influxo sanguíneo para os corpos cavernosos. 3

Simplificando: o alprostadil ativa mecanismos celulares que favorecem a entrada de sangue nos corpos cavernosos, gerando o enrijecimento do pênis. 

O alprostadil é uma opção de uso tópico para o manejo da disfunção erétil. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

O alprostadil pode ser administrado por diferentes vias, como a aplicação de cremes ou pomadas tópicas, a injeção na uretra e a injeção diretamente nos corpos cavernosos (na lateral do pênis). Ele está disponível em algumas apresentações nas drogarias, mas pode ser formulado de maneira personalizada nas farmácias de manipulação. Como praticamente todas as opções de tratamento nessa área, seu uso deve ser orientado pelo médico.

Por último, mas não menos importante, é bom lembrar que o tratamento de questões relacionadas à saúde sexual pode envolver não apenas medicamentos, mas também mudanças no estilo de vida e outras opções terapêuticas. A saúde sexual é um componente importante da saúde geral dos adultos e não deve ser negligenciada, por isso lembre-se sempre de manter suas consultas e exames médicos em dia!

 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic

 

Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @caldicmagistral.br