Outubro Rosa: cuidados que vão além da prevenção do câncer de mama
Publicado em 03 de outubro de 2022
O mês de outubro está chegando e já é automático pensar na campanha do Outubro Rosa. Apesar de ser dedicada à conscientização e combate ao câncer de mama, essa campanha também nos lembra do panorama mais geral de cuidados com a saúde da mulher e prevenção de outros tipos de câncer.
As mulheres já são a maioria no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 revelaram que 51,8% da população é composta por elas. Além dos cuidados básicos com a saúde, essa população demanda alguns cuidados adicionais, principalmente relacionados aos parâmetros ginecológicos gerais, além de outros específicos para os períodos de planejamento reprodutivo, gestação, puerpério e lactação.1
Falando especificamente do desenvolvimento de câncer, também podemos observar algumas diferenças entre homens e mulheres.
Proporção dos casos mais comuns de cânceres em homens e mulheres. Dados estimados para o triênio 2020-2022, desconsiderados os cânceres de pele. 2 Adaptado de shutterstock.com, 2022.
De maneira geral, câncer é um termo genérico para uma ampla gama de doenças que tem em comum o crescimento descontrolado de células que sofreram mutação. Esse tipo de célula perde as características do tecido e sua função, e começa a se multiplicar rapidamente, escapando dos mecanismos de controle do organismo. O câncer de mama é o tipo mais incidente (medida relacionada aos novos casos) e mais prevalente (medida relacionada a todos os casos existentes) em mulheres de todo o mundo. Se quiser se aprofundar mais nesse tema, clique aqui. 3
O câncer de mama é o principal tipo que atinge mulheres no mundo todo. Adaptado de shutterstock.com, 2022.
Esteja atenta ao seu corpo
O famoso autoexame de mamas, tão popular nas campanhas, não é mais recomendado hoje em dia. Isso porque estudos demonstraram que muitas vezes as mulheres que realizavam o autoexame regularmente deixavam de realizar os outros exames de rastreamento de rotina (como a mamografia), que são muito mais eficientes em detectar o câncer nos estágios iniciais da doença. Assim, hoje se estimula que a mulher conheça bem seu próprio corpo e esteja atenta a mudanças, mas também esteja em dia com seus exames de rotina. 4
Estar atenta ao seu peso também é bastante importante. Isso porque, além de aumentar o risco para diversas doenças metabólicas, a obesidade aumenta consideravelmente o risco de vários tipos de câncer. Uma pesquisa que acompanhou 85.256 mulheres, com idade entre 25 e 42 anos, revelou que a obesidade praticamente dobra o risco de câncer colorretal. Outro dado alarmante foi destacado em uma metanálise que analisou 43 estudos envolvendo mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que concluiu que a obesidade reduz consideravelmente a chance de sobrevivência a este tipo câncer. 5–7
Sinais e sintomas associados com cânceres passíveis de diagnóstico precoce.8 Adaptado de shutterstock.com, 2022.
Os fatores ambientais, de maneira geral, representam um ponto superimportante na prevenção dos cânceres femininos. Isso porque, muitas vezes, eles estão sob o nosso controle. Pelo menos 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados apenas pela adoção de hábitos de vida saudáveis. 9
Não se perca nos exames de rotina
O Ministério da Saúde orienta que sejam realizadas consultas ginecológicas anualmente após o início da atividade sexual. A regularidade na realização dos exames da rotina ginecológica é um dos pontos mais importantes, pois permite detectar alterações nos seus estágios mais iniciais.
É o caso do exame colpocitológico – conhecido popularmente como preventivo ou Papanicolau – que deve ser realizado uma vez ao ano entre 25 e 64 anos e pode detectar, entre outras coisas, o câncer de colo de útero. Após dois anos consecutivos com resultados normais, a periodicidade pode ser estendida para três anos.
Outro exame importante é a mamografia, recomendada bianualmente entre 50 e 74 anos, e que pode detectar o câncer de mama. Dependendo do histórico familiar e do quadro clínico da paciente, o ginecologista pode solicitar a realização desses exames de maneira mais frequente.
A campanha do Outubro Rosa acontece apenas um mês por ano, no entanto, o cuidado com a saúde da mulher não pode parar nunca! A melhor ferramenta no combate dos cânceres femininos é o conhecimento! Saber a importância das medidas preventivas, do acompanhamento clínico regular e da atenção ao seu próprio corpo pode fazer toda a diferença!
As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.
Será um prazer atendê-los!
Gostou do conteúdo?
|
Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @caldicmagistral.br