Quer viver mais e melhor? Aposte no sono de qualidade!
Publicado em 21 de agosto de 2023.
Dormir bem é fundamental na manutenção de um estilo de vida saudável. Mas você sabe como ele aumenta sua chance de viver mais (e melhor)? Então acompanhe nosso texto para entender um pouco melhor os efeitos de uma rotina de sono de qualidade.
O que a ciência diz sobre os efeitos do sono?
Durante o sono, nosso corpo passa por processos vitais de regeneração celular, fortalecimento do sistema imunológico e consolidação da memória. Nesse sentido, diversas pesquisas têm mostrado a conexão entre um sono adequado e uma vida mais longa e plena. Em uma revisão sistemática publicada em 2022, os pesquisadores analisaram 14 estudos nessa área e concluíram que o sono adequado – com boa qualidade e duração suficiente – estava associado a um envelhecimento mais saudável. 1–3
O sono adequado favorece a saúde de diversas formas. Adaptado de Shutterstock, 2023.
Estudos epidemiológicos também têm demonstrado que a privação crônica de sono – em outras palavras, dormir mal por vários meses ou anos – está ligada a um maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade. Além disso, o desequilíbrio hormonal resultante da falta de sono pode prejudicar a regulação da glicose e a pressão arterial, que também são fatores determinantes para a saúde cardiovascular. O aumento do risco para essas doenças metabólicas, por si só, já é um fator que compromete a longevidade. 4,5
Adicionalmente, a privação do sono afeta diretamente o funcionamento do sistema imunológico, comprometendo sua capacidade de defesa contra infecções e doenças. Isso pode ter implicações profundas na saúde a longo prazo, influenciando nossa resiliência contra doenças crônicas e agudas. Se quiser aprofundar a leitura sobre isso, confira esta publicação que fala dos efeitos da insônia na saúde. 6
Do ponto de vista cognitivo, a qualidade do sono está intimamente ligada à nossa capacidade de aprendizado, tomada de decisões e função cerebral. Dormir bem favorece que o cérebro consolide informações adquiridas durante o dia e prepare-se para as atividades do dia seguinte. Um sono saudável também favorece nossa saúde mental. A falta de sono está associada a distúrbios como ansiedade e depressão que, por sua vez, também podem afetar negativamente nossa qualidade de vida e reduzir a longevidade. 7
Outro ponto que vêm sendo estudado nos últimos anos é o papel do sono na regulação da microbiota intestinal, se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.
Agora imagine o efeito cumulativo de todos esses fatores ao longo de décadas de vida. Assim fica claro como a busca pela longevidade deve incluir uma abordagem que valorize o sono como um pilar fundamental, não é mesmo? Priorizar a higiene do sono, criar um ambiente propício para descanso e adotar práticas que promovam a qualidade do sono são investimentos valiosos para uma vida mais longa e saudável.
Dicas para melhorar a qualidade e a duração do sono. Adaptado de Shutterstock, 2023.
Você sabia que a duração necessária de sono varia de acordo com a idade? Se quiser conferir a quantidade diária de sono recomendado para a sua faixa etária, acesse esta publicação. Outro ponto interessante são as mudanças nos padrões de sono ao longo da vida. Mas isso fica para uma próxima publicação para não estendermos tanto essa, combinado?
As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.
Será um prazer atendê-los!
Gostou do conteúdo?
|
Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @caldicmagistral.br